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http://www.premiumbeautynews.com/en/the -assumed-pride-of-beauty-made,4346 Leila Rochet- Podvin |
Premium Beauty News: Há um número crescente de marcas internacionais tentando conquistar o mercado brasileiro. É o novo "Eldorado" da beleza?
Leila Rochet-Podvin: o Brasil se tornou um dos países-alvo na internacionalização de marcas, e seu crescimento econômico vem atraindo a cada ano mais marcas extrangeiras. O país está em quinto lugar em população no mundo, e há um crescimento das classes média e alta, em número, se equiparando às classes média e alta da França e da Inglaterra juntas. É também um país bastante urbano ( 84% de sua população vive em cidades), e jovem, já que a média de idade da população está em 29 anos.
Diferentemente dos chineses, que tem a cultura de poupar dinheiro, os brasileiros são muito consumistas. A pesquisa de opinião aponta uma população otimista, confiante no futuro e orgulhosa de seu país. Sentimentos que serão intensificados com os preparativos de dois grandes eventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiodas de 2016, no Rio.
Como resultado, o Brasil lidera, à frente do Chile, as 30 economias emergentes em termos de atratividade para negócios de varejo.
Premium Beauty News: A beleza cumpre um papel importante na cultura brasileira.
Leila Rochet-Podvin: é corretamente afirmado que as mulheres brasileiras valorizam a beleza do corpo: que deve parecer o mais natural possível, mas perfeito. É algo bem lógico em um país onde o clima incita a exposição do corpo. Portanto, as brasileiras não hesitam em investir em suas silhuetas, seja através de esportes, procedimentos estéticos ou através do uso de produtos cosméticos. Para 91% das mulheres brasileiras, ser bonita é primordialmente importante para a vida social. Não é à toa que três das cinco top models mais bem pagas do mundo são brasileiras.
http://lovinvsangels.tumblr.com/post/27278246695/alessandra-ambrosio-adriana-lima-gisele
Mas as coisas não param por aí. Pela sua história, este mercado é muito diferente de muitos outros mercados emergentes, em particular por seu interesse em artigos de luxo. Brasileiros tem suas próprias marcas, voltadas para os consumidores de classes altas. Muitas marcas de luxo brasileiras emergiram na moda e joalheria. A tradição de design é forte no Brasil. As referências que geralemente vem à mente são os grandes arquitetos brasileiros, mas o país também é muito dinâmico em termos de moda e também tem vários artistas contemporâneos mundialmente renomados. Eles desenvolveram uma estética ispirada na história do Brasil, uma mistura de modernismo, intimidade com a natureza e influências indigenas. Diferentemente de outros mercados emergentes, os consumidores são sofisticados e cultos e possuem muita confiança nas marcas locais.
Uma outra característica importante da cultura brasileira é a arte de viver em comunidade: a importância dada ao relacionamento humano, à cordialidade. Esta característica tem consequências imediatas em termos de marketing. Assim, os brasilerios são muito exigentes em termos de qualidade de serviços, qualidade de atendimento. A experiência de compra deve exceder as expectativas. Além disso, o país é o segundo no uso das redes sociais. Os blogs de beleza, por exemplo, desempenham um papel crucial na recomendação dos cosméticos no Brasil.
Finalmente, não podemos falar em beleza no Brasil sem mencionar seu mix étnico, cultural e religioso, uma cultura mash´up que promove a tolerância e a mistura. Hoje, uma minoria da população (48%) se define como "branca", e 7% como "negra". No Brasil é possivel encontrar uma grande diversidade de tons de pele, são 136 tipos diferentes. E isso deve ser combinado com uma quantidade igualmente grande de tipos de cabelos. Essa comnbinação tem, obviamente, um impacto no desenvolvimento de produtos, especialemente os de cuidados para cabelos e maquiagem.
Premium Beauty News: Quais são as principais tendências de mercado?
Leila Rochet-Podvin: O ideal de beleza brasileiro prioriza um aspecto saudável e natural. Os produtos de cuidados com a pele estão progredindo rapidamente (55% por ano), produtos de proteção solar urbana também estão crescendo bastante, assim como produtos de maquiagem.
Nós organizamos as tendências observadas no Brasil de acordo com dois eixos. De um lado a urbanização e o desenvolvimento do país confrontado com seu ritmo temporal mais autêntico (rápido/devegar) e, de outro, a influência das raízes brasileiras confrontando-se com os padrões da internacionalização e da performance globalizada.
http://www.premiumbeautynews.com/en/the-assumed-pride-of-beauty-made,4346
Esta organização nos deu quatro grandes tendências:
- Authentic Link: com o aprimoramento da cultura mash-up brasileira como raiz para um estilo de vida futuro. Palavras-chaves são a reinterpretação do know-how, o aprimoramento da história e do legado do país. As marcas de cosméticos emblemáticas desta tendência são Avantim, ou a Água de Alfazema, da Phebo.
http://bybetto.com/2010/10/promocao-phebo/
- Graffiti´Play, que promove cores vibrantes como uma expressão do jogo de indentidade urbano e criativo. Palavras-chaves são a alegria de viver, experiência e emoção, a identidade mash-up, uma cultura rica. As marcas de cosméticos emblemáticas desta tendência são Body Store, Ducha Cosméticos ou a linah de maquiagem Soul da Eudora.
http://www.alfinetesdemorango.com/2012/07/desafio-soul-bit-eudora.html
- Techno`Wise, um modelo urbano otimista pautado em produtos desenvolvidos com sólido know-how de prós. As palavras-chaves são arquitetura sustentável, tecnologia do amanhã, eficiência urbana, ênfase nas qualidades, palavras de especialistas. Entre as marcas emblemáticas desta tendência estão: Duda Molinos, eos e Contém 1g.
http://caicodequeiroz.wordpress.com/2009/08/31/duda-molinos-lanca-nova-linha-de-maquiagem-hoje/
- Green´Alchemy, em que a natureza é vista como fonte de desenvolvimento futuro, que valoriza a harmonia social e a preservação dos recursos, e com as plavras-chaves seguintes: ética, biodiversidade, química natural, respeito ao conhecimento brasileiro, preservação, reciclagem. A linha Ekos, da Natura é o melhor e mais conhecido exemplo. Pode-se mencionar também a marca Amazonia Viba e a Sejaa.
http://www.aovivonet.com/wp-content/uploads/2012/06/Natura-Ekos.jpg
Em todos os segmentos de mercado, as marcas locais estão prosperando e usam orgulhosamente referências da identidade brasileira. Para acompanhar esta concorrência, as marcas internacionais que queiram progredir neste mercado devem ser impecáveis em termos de qualidade e devem encontrar uma solução apropriada de distribuição num país onde o setor de varejo ainda está subdesenvolvido, embora a situação esteja evoluindo rapidamente.
O estudo "Inspiration from Brazil" está disponível pela Cosmetics Inspiration & Creation.
Entrevista por Vincent Gallon, traduzida do site: http://www.premiumbeautynews.com/en/the-assumed-pride-of-beauty-made,4346
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